Trabalhos academicos
Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino
Sistema reprodutor feminino
O conjunto de órgãos do sistema reprodutor feminino tem como função principal a reprodução. Todos os órgãos apresentam uma estreita relação anatômica e fisiológica, funcionando de maneira sincronizada e harmônica, a fim de permitir a realização dessa função. Além da reprodução, ele é responsável pela produção dos hormônios que determinam o desenvolvimento e a manutenção dos caracteres sexuais secundários femininos, assim como a atividade cíclica da função reprodutiva. Os órgãos genitais da mulher podem ser classificados em externos e internos.
Órgãos genitais externos
Os órgãos genitais externos localizam-se anteriormente e logo abaixo do púbis, constituindo a parte visível do aparelho genital. São eles:
•Monte de Vênus;
•Grandes e pequenos lábios;
•Vestíbulo da vagina onde se abrem o orifício da vagina e o da uretra e os canais das glândulas de Skene (periuretrais) e de Bartholin (vaginais);
•Períneo.
O conjunto dos órgãos genitais externos também é chamado de vulva.
Órgãos genitais internos
Os órgãos genitais internos são os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina, todos localizados na cavidade formada pelos ossos da pelve.
Ovário
Os ovários constituem um par de estruturas ovais formadas por tecido misto de
Células glandulares e reprodutivas. São órgãos fundamentais na reprodução
Humana, pois contêm os óvulos que, quando fertilizados pelos espermatozóides, dão origem a um novo ser humano (embrião).
Os óvulos encontram-se sempre envoltos por uma túnica de células; o conjunto
Formado pelo óvulo + túnica é denominada folículo. Cada ovário contém milhões de folículos, porém somente alguns amadurecerão durante a vida reprodutiva e liberará o óvulo, processo chamado de ovulação.
Tuba uterina
Tuba uterina é um tubo par que se implanta de cada lado no