Analise de Duelos de Titas
Conforme Leitão (apud NOCE, 2002, p. 221), “o conceito de liderança está relacionado ao de personalidade, no qual o líder é definido como o individuo que possui o maior número de trações desejáveis de personalidade e de caráter.”
O técnico Boone (negro) ao ingressar no time decide fazer uma concentração com os jogadores (brancos e negros) ao longo da concentração é nítido observar a falta de coesão do grupo, mas Boone obriga que todos os atletas soubessem mais sobre outro. A atitude do treinador Herman Boones, de pegar pesado com os jogadores na concentração, fez com que ambos começassem a aceitar a diferença entre brancos e negros, na base da coerção que se baseia no temor, pois quando ele diz aos jogadores que se eles não souberem tudo sobre a vida de seu colega de quarto, irão ter que treinar 4 vezes ao dia.
Sendo assim os jogadores começaram a se entender entre eles e assim aceitaram melhor as coordenadas passadas por Herman, mostrando que um negro pode sim ser técnico e liderar um time de futebol igual a um branco. Podemos dizer então que as relações afetivas do líder com o grupo têm sido entendidas como sendo de grande efeito nas situações favoráveis. Sendo ele um líder respeitado e querido, podendo obter o consentimento do grupo em relação as suas decisões, sem o exercício do poder, podendo dessa forma agir mais decisivamente com mais confiança do que o líder que não é querido ou é rejeitado pelos membros do grupo (como acontecia no começo, quando ele foi escolhido para ser técnico).
Gerry e Julius tem um papel bastante importante de liderança na formação da equipe, eles administraram uma serie de conflitos intra grupo, tentando influenciar seus colegas a não só aceitarem o novo técnico mais sim a constituírem um nova equipe. Observa-se que nessa equipe, a coesão entre os membros foi muito mais importante para o resultado do que o desempenho individual de cada atleta. As resistências exteriores vividas (comunidade, amigos,