Análise filme duelo de Titãs
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
EM RH
Rio de Janeiro
Junho
2014
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
EM RH
Rio de Janeiro
Junho
2014
O objetivo deste trabalho é realizar a análise do filme “Duelo de Titãs” relacionando à disciplina de Treinamento e Desenvolvimento em RH.
O filme, dirigido por Boaz Yakin e lançado em 2002, conta a história do técnico de futebol americano Herman Boone (Denzel Washington), recém contratado para dirigir uma equipe de futebol americano chamado “Titans”, do Colégio TC Willians que foi criado para receber alunos brancos e negros a fim de integrá-los e acabar com o preconceito racial.
A história se passa no Estado da Virgínia, Estados Unidos, nos anos 70, onde ocorria o regime de segregação racial e a junta deste estado decretou que deveria haver a integração entre negros e brancos para minimizar a violência, o que leva nosso personagem principal, a lidar com as mais diversas problemáticas relacionadas a este tema. Um grande problema enfrentado por Boone foi o fato de ser negro e ter sido contratado no lugar de um técnico branco, Yoast, que era o mais cotado e preferido para assumir tal posição, para liderar um time que possuía entre seus componentes rapazes brancos e negros que deveriam lidar com suas diferenças raciais, sociais etc.
Com uma liderança coercitiva e autoritária, focado nos resultados e na perfeição da execução das tarefas, Boone, utilizou-se de meios para conquistar, influenciar e unir seus liderados, diferentemente de seu técnico auxiliar Yoast que possuía características de um líder permissivo e paternalista. Ambos foram obrigados aceitar suas características em prol do objetivo comum a todos: Serem campeões da temporada.
Mesmo com as diferenças de liderança e através da troca de experiências dos dois técnicos, a falta de coesão do grupo foi deixando de existir e a equipe foi unindo-se e Boone, com suas