Analise do filme duelo de Titas
1. Sinopse 3
2. Análise crítica do filme 4
1. Sinopse
Baseado numa história real, este filme seguido de acontecimentos dramáticos ocorreu em Alexandria, no Estado da Virgínia em 1971. Herman, um técnico negro de futebol americano, é contratado para trabalhar com um time integrado de duas escolas colegiais, os 'Titãs'. Herman tem que enfrentar a indiferença dos jogadores e um frio relacionamento com seu assistente Bill Yoast, um técnico branco que perdeu a vaga para ele. É bem claro que a hostilidade de Bill é por estar subordinado a um homem negro. Os dois aprendem que têm muito em comum e se concentram em fazer do time um campeão.
Carismático, porém determinado, Herman resolve levar os jogadores para acampar por duas semanas. Lá eles são treinados rigorosamente, tanto fisicamente como em unidade do time, forçando-os a viver e trabalhar juntos.
Fonte: www.webcine.com.br/filmessi/rememtit.htm 2. Análise crítica do filme
Para realizar este trabalho fiz uma analogia com o mundo organizacional, onde os jogadores são os funcionários e o técnico líder.
O filme é baseado em uma história real que se passava na cidade de Alexandria/EUA, numa época que o Governo utilizou de seu poder soberano para exigir que as escolas passassem a aceitar negros e brancos para uma diversidade de raças.
Logo nas cenas iniciais, evidenciei a utilização do poder, quando o técnico Herman – técnico recém contratado para a função, realizava a divisão dos jogadores nos dois ônibus que tem como destino a campo de concentração, ou seja, automaticamente os jogadores brancos se uniram em um dos ônibus e no segundo ônibus os negros, de uma forma bastante forte e dura exercendo seu poder de hierárquico e de competência, solicitou que todos se retirassem e realizou uma mistura, neste momento, o técnico substituído, os jogadores e seus familiares se revoltaram contra ele por não aceitarem tal situação, deixou claro o seu poder e, nada mudou.
Ao chegar na concentração,