Trabalhos 1
As ligações se repelem da mesma forma, independentemente de serem simples, duplas ou triplas. Se existir mais de um átomo central, as ligações de cada átomo são tratadas independentemente. Os pares isolados no modelo VSEPR exercem maior repulsão que os pares de uma ligação e por isso tendem a comprimir os ângulos de ligação.
Polaridade das Moléculas: A polaridade das moléculas está relacionada com a diferença de eletronegatividade entre os seus átomos. Elas podem ser classificadas em moléculas polares ou apolares. É possível visualizar a polaridade das moléculas quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares.
Determina-se se elas são polares ou não, levando em consideração dois fatores importantes: a diferença de eletronegatividade entre os átomos e a geometria da molécula.
Para moléculas diatômicas: Quando não há diferença de eletronegatividade, ou seja, a molécula é formada por ligações entre átomos dos mesmos elementos químicos são consideradas apolares, entretanto, quando existe a diferença de eletronegatividade são consideradas