Trabalhor
Transformador
Transformadores e reatores para geração, transmissão e distribuição de energia em concessionárias e subestações de grandes indústrias, incluindo aplicações especiais como fornos de indução e a arco e retificadores.
Transformadores de Força Potência: acima de 5 até 300 MVA Alta Tensão: até 550 kV Normas: ANSI / IEEE, IEC e ABNT.
Transformador industrial
Aplicável a subestações de empresas, para redução de tensão primária (máxima 36,2 Kv) e para as tensões secundárias usadas industrialmente. Sendo ainda providos de caixas de aclopamento para proteção das conexões do primário e/ou secundário, quando solicitado pelo cliente.
Transformador
Também podem ser usados autotransformadores para motores trifásicos, como mostra a Fig. 9.
Fig. 9 Autotransformador trifásico com tensão de saída variável.
Nos autotransformadores existe uma condução galvânica entre o lado de entrada e de saída. Isso exclui certas aplicações, tais como:
•Transformador de isolamento de segurança;
•Transformador de isolamento;
•Transformador separador de tensão reduzida;
•Transformador de campainhas e brinquedos;
•Transformador de instrumentação.
Outros tipos de transformadores 9.1. Transformador autoprotegido
O transformador incorpora componentes para proteção do sistema de distribuição contra sobregargas e curto-cicuitos na rede secundária e falhas internas no transformador, possuindo para tanto, montados internamente ao tanque, fusíveis de Alta Tensão e disjuntor de Baixa Tensão. Para proteção contra sobretensões o transformador é provido de dispositivo para fixação de pára-raios externos ao tanque.
Principais Características Potência: 45 à 150 kVA Alta Tensão: 15 ou 24,2 kV Baixa Tensão: 380/220 ou 220/127 V Normas: conforme ABNT/IEC.
Página 14
Transformador
9.2. Transformador industrial
Aplicável a subestações de empresas, para redução de tensão primária (máxima 36,2 Kv) e para as tensões secundárias usadas