Trabalhopsican Lise

696 palavras 3 páginas
Freud, a princípio, seguindo as ideias de Charcot, utilizava o método hipnótico com sugestão. No entanto, sua experiência prática o levou a abandoná-lo, pois pode perceber que tal método não funcionava com todos os seus pacientes devido ao fato de alguns deles serem mais resistentes à sugestão. Passou então a fazer uso do método hipnótico catártico, proposto por Breuer, mas, por fim, acabou por também abandoná-lo quando concluiu que “o sucesso total revelara ser inteiramente dependente da relação do paciente com o médico e, assim, assemelhava-se ao efeito da ‘sugestão” (Freud, S. “2 verbetes de enciclopédia”. In: Obras Completas, vol. 18, p. 3). x A Regra Técnica da psicanálise diz respeito ao procedimento de Associação Livre, no qual se busca resgatar memórias supostamente esquecidas e que podem conter repostas para queixas apresentadas em consultório. Para que o procedimento seja bem sucedido, é preciso que o paciente fale toda e qualquer ideias que lhe venha à consciência, “(1) sinta ser ela muito desagradável, (2) julgue-a absurda ou (3) sem importância demais ou (4) irrelevante para o que está sendo buscado” (Freud, S. “2 verbetes de enciclopédia”. In: Obras Completas, vol. 18, p. 4). Assim, ouvindo com atenção o que o paciente tem a dizer (contato que ele obedeça as regras citadas acima), é possível ao psicanalista acessar o material esquecido ou reprimido. x Podemos encontrar o trecho referido acima na página 10 do texto “2 verbetes de enciclopédia”, sendo ele:
“As neuroses são expressão de conflitos entre o ego e aqueles impulsos sexuais que parecem ao ego incompatíveis com sua integridade ou com seus padrões éticos. Visto esses impulsos não serem egossintônicos, o ego os reprimiu, isto é, afastou deles seu interesse e impediu-os de se tornarem conscientes, bom como de obterem satisfação através de descarga motora.”
Analisando essa passagem, podemos compreender porque a psicanálise faz uso do procedimento de Associação Livre. Porque, sendo a neurose

Relacionados