Trabalhoos
De Daniel Golleman
Curso: Técnico em Administração Disciplina: TGA Profª: Dóris Hess Novo Hamburgo, 28 de fevereiro de 2013
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Goleman, Daniel, ph, D.)
No seu livro "Inteligência Emocional" Daniel Goleman parte de uma pesquisa científica para afirmar que o controle das emoções contribui de forma essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Essa tese científica revela de que modo a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode dificultar ou até destruir nossas vida. O autor ressalta que a crise que a humanidade vive hoje, com aumento da criminalidade, violência e infelicidade é o reflexo de uma cultura que se preocupou apenas com o intelecto, esquecendo o lado emocional da pessoa. Registramos a afirmativa de que existem duas mentes: a que raciocina e a que sente.
Conceitos:
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor) Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional da seguinte forma:
1
2
Auto-Conhecimento Emocional reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre
4 5
3
Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
Inteligência Inter-pessoal
Inteligência Intra-pessoal
Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
Inteligência Intra-Pessoal: é a mesma