trabalho1
Características da identidade:
- continuidade
- estabilidade
- unicidade
- diversidade
- realização
- auto-estima
A identidade constrói-se no processo de socialização, pelo que actualiza-se até à morte. As relações precoces vão ser importantes pois, as boas relações precoces, conferem ao bebé um sentimento de identidade que vai ser construído e em várias fases da sua vida: na adolescência (processo de identificação/diferenciação) e na fase adulta.
A construção da identidade está sempre marcada pela relação de interacção com os outros. Como tal, a identidade de cada um possui uma componente social, na medida em que a forma como nos vemos e a opinião que temos de nós mesmos é muito influenciada pelo modo como os outros nos encaram e julgam. Em suma, a identidade constitui-se como a interpretação da sua história de vida (as experiencias vividas pelo sujeito) e, no seu processo de construção, estão envolvidas a dimensão biológica e relacional.
• Identidade social: designa a consciência social que temos de nós próprios que, consequentemente, resulta do conjunto de interacções que estabelecemos com os outros ao longo da nossa vida; a construção da identidade social decorre no processo de interacção social.
• Identidade cultural: designa o conjunto de valores que o sujeito partilha com a comunidade a que pertence que, inevitavelmente, permitem que ele se reconheça nos mesmos sabendo a que comunidade pertence."