Trabalho
O Betta mahachaiensis tem um comprimento de corpo de aproximadamente 1,4 polegadas (3,5 cm) e difere de outros membros do grupo Betta splendens por uma aparência iridescente verde/verde-azulado no fundo do corpo marrom a preto.
A equipe, liderada pelo Dr. Chanon Kowasupat da Universidade Mahidol em Nakhon Pathom, Tailândia, descreveu a espécie em um artigo na revista Zootaxa, que pode ser consultado ao final da matéria.
O nome mahachaiensis é derivado do nome tailandês para um subdistrito da província de Samut Sakhon - Maha Chai, o local onde os primeiros espécimes da espécie foram encontrados.
Segundo os biólogos, o peixe habita locais onde existe uma espécie endêmica de palmeira (que nasce em áreas de pântano), água salobra, alguns locais com bastante poluição, pH em locais de captura 6,87 - 7,80, salinidade 1,1 - 10,6 ppt.
A reprodução da espécie é idêntica ao Betta splendens, ou seja, por intermédio de ninho de bolhas.
Nota: O Betta mahachaiensis era conhecido no hobby como Betta sp. 'Maha Chai' e, agora foi oficialmente classificado e descrito na revista Zootaxa.
Uma nova espécie de peixe do gênero Betta foi descoberta por cientistas em duas regiões daTailândia.
De acordo com estudo publicado nesta semana na revista científica “Zootaxa”, o peixe denominado Betta mahachaiensis foi observado nas províncias de Samut Sakhon e na região de Bangcoc, capital do país.
A espécie foi descrita por pesquisadores da Universidade Mahidol, da Tailândia.
De acordo com os pesquisadores, apesar do Betta mahachaiensis viver em ambientes de água doce, alguns exemplares foram encontrados em regiões salobras e em áreas poluídas. Outros espécimes foram localizados em áreas onde existe uma espécie endêmica de palmeira, que nasce em áreas de