Trabalho
1. METAIS 1
1.1 PROPRIEDADES GERAIS DOS METAIS DENTRO DA ARQUITETURA 2
2. ALUMÍNIO 3
2.1 ALUMÍNIO E LIGAS 5
3. COBRE 7
3.1 EMPREGO DO COBRE 8
4. AÇO 9
4.1 ADERÊNCIA AO CONCRETO 10
5. METAL OU CONCRETO? 11
Imagem 1 2
Imagem 2 5
Imagem 3 7
Imagem 4 9
Imagem 5 11
1. METAIS
Devido à sua plasticidade, podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades, etc...
Apesar de ser grande produtor e exportador de aço, o Brasil não possui tradição quando se fala no uso desse material na construção civil. Ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, onde a tecnologia para uso do metal desenvolve-se desde antes da virada do século - como a Torre Eiffel.
Os metais usados na arquitetura são aço e alumínio. O alumínio, dá forma às esquadrias, janelas, portas, coberturas e fachadas; não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, está presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões - o esqueleto do concreto armado - ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto.
Imagem 1
1.1 PROPRIEDADES GERAIS DOS METAIS DENTRO DA ARQUITETURA
Resistência mecânica relativamente alta, pela ductibilidade, dureza, brilho, capacidade, baixa resistência elétrica e alta condutibilidade térmica. Seu uso é ligado a essas propriedades.
Os principais usos são como materiais estruturais, condutores elétricos, materiais de acabamento e proteção.
Um grupo importante são os materiais ferrosos, constituídos pelo ferro e ligas-de-aço e ferro fundido - com a finalidade predominantemente estrutural. Os materiais ferrosos são importantes no uso em concreto armado e protendido. Dentre os materiais não ferrosos são importantes o alumínio e as ligas, como material estrutural e na forma variade de perfis para a cobertura e esquadrias