Trabalho
O Porto de Maceió, está localizado na capital do estado de Alagoas, em área de 350 mil metros quadrados, e geograficamente posicionado entre as praias de Pajuçara e Jaraguá.
O Porto de Maceió é considerado um "porto natural" que facilita o atracamento de embarcações.
As Instalações Portúarias são: Cais Acostável, Cais de Fechamento, Cais Comercial, Cais de Múltiplo Uso, Pier do Terminal de Granéis Líquidos.
O Porto de Maceió dispõe de 5 armázens, sendo 4 externos para carga geral e um interno para cereais.
As Principais cargas Movimentadas em 2011 foram: Açúcar e granel com 57%, Açúcar em sacas com 1%, Combustível com 28%, Fertilizantes com 6%, Trigo com 3% e Outros com 5%.
Porto sem Papel
É um Projeto criado para facilitar as autorização de atracação, operação e desatracação de embarcações, nos portos organizados.
O Projeto Porto Sem Papel, extingue a burocracia, reduzindo o tempo para aquisição das anuências e, por sua vez, o custo das operações.
Os benefícios do Porto Sem Papel também serão repassados ao meio ambiente. É que outro ponto positivo do sistema é a economia no uso de papel.
Esse projeto tem por objetivo promover a desburocratização dos procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros, de forma a otimizar os processos de importação e exportação.
A Secretaria de Portos da Presidência da República e a Secretaria da Receita Federal do Brasil; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; o Departamento de Polícia Federal; e o Comando da Marinha do Brasil; e tendo em vista a necessidade de disciplinar o fornecimento das informações para as autorizações de atracação, operação e desatracação de embarcações, pelos armadores e seus representantes, resolve:
Art. 1º Estabelecer que as solicitações de autorização para a atracação, operação e desatracação de embarcações nos portos organizados Natal, Areia Branca e Maceió serão fornecidas, pelos armadores ou seus