Ser discípulo
Discípulo – Aquele que aprende e segue o que aprendeu.
Ler o texto até “tudo isso é suficiente?” Ler o texto Lucas 18:18-23. Se discípulo é aquele que aprende e segue o que aprendeu, o jovem rico deveria ser considerado um discípulo, pois seguia tudo o que havia aprendido: não roubava, não matava, honrava pai e mãe...(V.20) e porque não poderia ser considerado discípulo?
Lucas 14: 27 e 33
27 – E qualquer que não tomar sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.
33- Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo Jesus mandou-lhe vender tudo o que tinha e dar aos pobres e ele não fez e ficou muito triste, pois era riquíssimo. E porque ficou triste? Porque não estava disposto a abrir mão de sua riqueza por amor a Cristo, não estava disposto a negar a si mesmo, a renunciar ao velho homem deixando pra traz tudo o que não agradava ao Senhor, não estava disposto a viver segundo os mandamentos de Deus. A riqueza era o seu bem maior, as coisas terrenas eram mais importantes do que as coisas que vem do alto.
Será que nos dias de hoje temos agido como o jovem rico, que se entristece ao abrir mão de algo por amor a Cristo? Vejamos Lucas 5:1-11: 1- aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
2 - E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.
3- E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
4- E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
5 - E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
6 - E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
7 - E fizeram sinal aos companheiros que