Trabalho
Culturalmente, a sociedade tem o costume de acreditar que determinados acidentes são inevitáveis, mas poderiam ser analisados todos os fatores que contribuíram para sua ocorrência, analisando todas as medidas de prevenção.
Devemos levar em consideração, primeiramente, que o acidente resulta de uma sequência de eventos e não de uma causa isolada como citado, anteriormente. Podemos considerar como uma das principais causas, a questão do projeto mal feito, falha da execução, economia de mão de obra (tentativa de redução de gastos). Contudo, não devemos esquecer que existem outras variáveis para que o acidente pudesse acontecer. Uma delas pode ser a questão da percepção de risco da vitima, que ao passar sob a marquise não soube avaliar a situação que estava se submetendo.
A prevenção de acidente é essencial para que ocorra a mudança de cultura de segurança. Acidentes previstos não produzem os efeitos desejados se não houver mobilização geral, pois, para que sejam alcançados os objetivos, é necessário que todos tenham consciência da importância e necessidade da prevenção e queiram participar de um esforço global.
No dia 14 de fevereiro de 2013, na queda da marquise de um prédio comercial no bairro União, resultando a morte de uma mulher de 43 anos, conclui-se que foi um acidente, pois o mesmo poderia ser evitado já que houve uma imprudência na construção da marquise.
Até quando pessoas inocentes vão pagar com suas próprias vidas, por erros