Trabalho
Brasil pode passar Japão e virar 4ª maior economia em 2050, diz PWC.
Segundo consultoria, até 2030 o país ocupará a sexta posição.
Estudo também mostra que China deve ultrapassar os EUA até 2017.
O Brasil apresenta "fortes indícios" de que passará o Japão e se tornará a quarta maior economia do mundo até 2050, atrás de China, Estados Unidos e Índia, diz estudo divulgado nesta segunda-feira (18) pela consultoria PWC.
O estudo aponta ainda que até 2030, o Brasil passará da atual sétima posição para a de sexta maior economia do mundo, atrás de China, Estados Unidos, Índia, Japão e Rússia.
Segundo o relatório “World in 2050 - The BRICs and Beyond: Prospects, challenges and opportunities”, a crise financeira global acelerou o processo de mudança do centro de gravidade econômica mundial.
O estudo aponta que a China deverá ultrapassar os EUA como a maior economia em 2017, pelo critério de paridade de poder de compra e em 2027, considerando as taxas de câmbio de mercado.
Segundo o relatório da PwC, China, Índia, Brasil e outros mercados emergentes ganharão importância não somente por oferecer menores custos de produção, mas também pelo tamanho de seus crescentes mercados de consumo.
O estudo aponta que também que a Rússia poderá superar a Alemanha bem antes de 2030, para se tornar a maior economia europeia. De acordo com a projeção, em 2050, o Reino Unido terá o quarto maior PIB per capita entre os países do G7, atrás dos EUA e, por uma diferença muito pequena, do Canadá e da França.
O relatório aponta alguns riscos políticos e macroeconômicos que ameaçam o crescimento dos emergentes, como os elevados déficits fiscais na Índia e no Brasil, a excessiva dependência das receitas de petróleo e gás na Rússia e na Nigéria, a crescente desigualdade de renda que gera tensões sociais na China e em outras economias em rápido crescimento e a instabilidade econômico financeira no Vietnã.
O relatório também ressalta a pressão que o rápido