Planejamento e preparação de um seminário
Já que o seminário é um gênero que tem por objetivo a transmissão de conhecimentos, é fundamental que o apresentador esteja muito bem preparado em relação ao assunto a ser abordado. Por isso, é necessário planejar o seminário, passando por várias etapas, descritas a seguir.
* Pesquisa –
Pesquise em livrarias e bibliotecas, na internet e em locadoras quais livros, enciclopédias, jornais, revistas especializadas, vídeos, etc. poderão servir como fontes de informação sobre o tema.
* Tomada de notas –
Tome notas, resuma ou reproduza textos verbais e não verbais que possam ser úteis para a exposição. Esse trabalho deve ter em vista a produção de um roteiro próprio do apresentador; por isso, ele deve anotar tudo o que for útil para enriquecer o seu texto: dados históricos ou estatísticos, citações, comparações, exemplos, etc.
* Seleção e organização de informações e recursos materiais –
Selecione e organize as informações, tendo em vista os seguintes aspectos da exposição: * Como introduzir, desenvolver e concluir a exposição; * Quais subtemas serão abordados no desenvolvimento; * Quais exemplos ou apoios (gráficos, dados estatísticos) serão utilizados para fundamentar a exposição; * Que materiais e recursos audiovisuais (cartazes, apostilas, lousa, retroprojetor, datashow, microfone, etc.) serão necessários.
Nesse planejamento, devem ser levadas em conta as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema abordado, etc. Para dar à exposição um encaminhamento agradável, é importante intercalar o uso da voz com o uso de recursos audiovisuais.
* Produção de roteiro e esquema –
Primeiramente, redija um roteiro que permita visualizar não apenas o conjunto das informações que serão apresentadas, mas também a sequência em que isso vai ocorre. Esse roteiro deve conter: informações-chave que orientarão o