Trabalho
Os produtos de limpeza podem parecer os aliados da nossa saúde. De fato, são, quando tomadas algumas precauções sobre o seu uso. Embora eles deixem a casa brilhando e o ambiente perfumado, é importante observar que componentes químicos estão inseridos nessa limpeza e como, em longo prazo, eles podem passar do ambiente para o nosso corpo.
Atualmente, existe uma vasta gama de produtos que servem para limpar e desengordurar os produtos com uma eficácia maior, deixando de lado o esforço para lavar a louça, a roupa ou o chão. Por causa da sua ação mais concentrada, a quantidade de substâncias químicas contidas nesses produtos acaba sendo maior. Elas podem ser as responsáveis por alergias na pele, nos olhos e irritações respiratórias.
Em ambientes muito fechados, deve-se evitar o uso de produtos que possuam um cheiro acentuado, isso pode acabar acarretando processos alérgicos. Produtos de limpeza muito fortes, como desengordurantes que evitam a fricção, só devem ser usados com luvas. De acordo com a Revista ProTeste, “a remoção da gordura sem esfregar se deve a uma dose muito maior de componentes químicos nocivos à saúde e ao meio ambiente”, por isso a necessidade de isolar as mãos com luvas de borracha. Também necessário deixar o ambiente sempre arejado, para facilitar a circulação do ar.
Essas observações também valem para inseticidas e repelentes, que são bastante agressivos com a saúde. Entre as substâncias exaladas, estão os formaldeído, tricloroetileno, hidrocarboneto, hidróxido, amoníaco, gases tóxicos que podem prejudicar o bem estar. No caso dos repelentes, o produto, ao ser passada sobre a pele, entra em contato com o corpo, transmitindo a substância diretamente para este. Leia mais sobre este assunto clicando aqui.
Observe bem todas as indicações nas embalagens dos produtos e as siga rigorosamente. Fique atento para a forma de uso, para o tempo indicado de permanência e para o tipo de superfície na qual