Trabalho
História da Coca-Cola
Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial
Era 1886 e no Píer de Nova York, trabalhadores construíam a Estátua da Liberdade. A 1.200 quilômetros de distância, outro grande símbolo americano estava prestes a surgir.
Como muitas pessoas que mudaram a história, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, foi inspirado pela simples curiosidade. Em uma tarde, ele agitou um líquido cheiroso com cor de caramelo e, quando parou, levou a mistura até a vizinha Jacob’s Pharmacy. Lá, a mistura foi combinada com água com gás e provada pelos clientes, que foram unânimes: essa nova bebida era de alguma forma especial. Então, ela passou a ser vendida na Jacob’s Pharmacy a cinco centavos o copo.
O contador de Pemberton, Frank Robinson, chamou a mistura de Coca-Cola e anotou o nome em seus registros. Desde esse dia, Coca-Cola é escrito da mesma forma. No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas 9 copos de Coca-Cola por dia.
CHEGADA AO BRASIL EM 1940
Inicialmente, apenas a bebida Coca-Cola era produzida, na Fábrica de Água Mineral Santa Clara, em Recife (PE). Depois, foram instaladas minifábricas na capital pernambucana e em Natal (RN). Pouco a pouco, a realidade foi mudando.
Ainda em 1942, foi criada a primeira fábrica da Coca-Cola em São Cristovão, no Rio de Janeiro. A 18 de abril de 1942 a Coca-Cola passou a ser vendida em garrafinhas pequenas, e no primeiro mês as vendas não ultrapassaram as 1843 caixas.
O gosto do