Persas
Introdução ................................................................. 02
A organização do império ........................................... 03
Produção econômica .................................................. 04
Cultura e religião persas ............................................. 05
A decadência do império ............................................ 06
Conclusão ................................................................... 07
Bibliografia ................................................................. 08
Introdução
O Império Persa foi um dos mais expressivos impérios da Antiguidade. Por volta de 1500 a. C., povos indo-europeus invadiram o planalto do Irã, região montanhosa e desértica, situada a sudeste da Mesopotâmia. Entre eles, se destacaram os medos e os persas.
Ao final do século VII a. C., os medos tinham um Estado organizado e dominavam os persas. Porém, por volta de 550 a. C., comandados por Ciro (imperador persa), os persas venceram a dominação dos medos e promoveram a unificação dos dois povos, formando um império.
Ciro e seus sucessores (Cambises e Dário I), por meio de conquistas militares, expandiram os domínios do Império Persa, que chegou a atingir aproximadamente 5 milhões de km².
Mosaico representando os exércitos persas.
A organização do império
Os povos dominados pelos persas podiam conservar seus costumes, suas leis, suas religiões e suas línguas. Porém, eram obrigados a pagar tributos e a servir o exército persa.
Durante o reinado de Dário I, o Império Persa atingiu sua extensão máxima. Para cuidar dos domínios, foi criada uma complexa organização administrativa: o império foi dividido em províncias chamadas satrapias, sendo cada uma governada por um administrador denominado sátrapa. Prevenindo-se contra o excesso de autoridade dos sátrapas, Dário I criou um sistema de vigilância e controle de seus poderes, designando um general de sua confiança como chefe do