Trabalho
Administrar é sobretudo planejar e organizar a estrutura de órgãos e de cargos que compõem a empresa , e dirigir e controlar as suas atividades. Verifica-se que a eficiência da empresa é muito mais do que a soma da eficiência dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) aos fins que se deseja alcançar. A preocupação com a estrutura da organização constitui uma enorme ampliação do objeto de estudo da T.A. A micro abordagem no nível individual de cada operário com relação á tarefa é enormemente ampliada no nível da empresa como uma totalidade em relação a sua estrutura organizacional . Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças . As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto. A estrutura é uma consequência da estratégia. Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização. (CHIAVENATO, 1999).
Dentro de uma organização contemporânea os conceitos de processo e sistema principalmente, são o caminho para o bom entendimento e execução da administração e do gerenciamento em geral dentro da empresa. Processos podem ser definidos como “Conjunto inter-relacionado de recursos e atividades que transformam entradas em saídas (insumos em produtos)” (Valeriano 2001).
Segundo Wright, Kroll e Parnell (2000), uma organização funciona como um sistema em que possui em sua estrutura parte de processos interdependentes (subsistemas), que visam sempre um objetivo ou efeitos situados no ambiente