Trabalho
O termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Por extensão, significaaquilo que fatiga ou provoca dor.
O trabalho é da idade do homem e é uma atividade pela qual o homem transforma o universo.
Será que trabalhar é uma condição essencial ao homem? Ou o homem só trabalha por necessidade e pelaameaça de se poder extinguir se não trabalhar?
Para Kant, o homem é o único animal votado ao trabalho. É necessária muita preparação para conseguirdesfrutar do que é necessário à sua conservação. Mesmo que todas as condições existissem para que nãohouvesse necessidade do homem trabalhar, este precisa de ocupações, ainda que lhe sejam penosas. Aociosidade pode ser ainda um maior tormento para os homens.
Michel Foucault tem outra perspetiva: em todos os momentos da história, a humanidade só trabalhaperante a ameaça de morte, qualquer população que não encontre novos recursos está votada à extinçãoe, inversamente, à medida que os homens se multiplicam, empreendem trabalhos mais numerosos, maisdifíceis e menos fecundos. O trabalho deve crescer de intensidade quanto maior for a ameaça de morte epor todos os meios terá de se tornar mais rentável, quanto de menos acesso as subsistências existirem.
É como uma atividade penosa a que o homem não pode fugir que a conceção de trabalho herdou das suasorigens grega e judaico-cristã.
Só o êxito do capitalismo burguês, no século XIX, coloca o trabalho como um valor supremo de umasociedade voltada para o lucro e para a prosperidade e crescimento.
O trabalho constitui-se mais tarde como uma questão social com a produção industrial, o trabalho torna-seum fim em si mesmo e o trabalhador é um mero instrumento de produção, necessário ao funcionamento deuma fábrica, mas do qual existe a outra parte, o capital, necessário para a fábrica se estabelecer e quenão depende do