Trabalho
Cada vez mais observa-se nitidamente a consciência ecológica dos consumidores na tentativa de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente. Assim, as organizações buscam cada vez mais, se destacar, investindo em preservação ambiental e conscientização, conservando sua imagem corporativa e demonstrando Marketing Social/Ambiental, tendo assim um forte diferencial no que se diz respeito à competitividade.
Os canais reversos sob a visão das empresas geradoras e utilizadoras dos materiais passíveis de serem desmanchados, remanufaturados ou reciclados, a partir de projetos tecnológicos de elaboração do produto original até sua reintegração ao ciclo produto. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes formas e organizações estratégicas das empresas com relação aos fluxos reversos de materiais, de que forma os fatores econômicos, legislativos, ecológicos e logísticos, entre outros, influem neste posicionamento empresarial, de que forma a responsabilidade ambiental está sendo inserida nesta nova visão estratégica e como se estabelecem as cadeias de suprimentos reversas dos diversos tipos de bens produzidos.
Logística Reversa
A logística reversa é um processo do planejamento, implementação e controle da eficiência e custo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correlacionadas do ponto do consumo ao ponto de origem com o propósito de recapturar valor ou para uma disposição apropriada”.
As atividades de logística reversa variam desde a simples revenda de um produto até processos que abrangem inúmeras etapas como: coleta, inspeção, separação, levando a uma re-manufatura ou reciclagem. A logística reversa envolve todas as operações relacionadas à reutilização de produtos e materiais, na busca de uma recuperação sustentável.
Nas últimas décadas, a atenção dada à logística reversa cresceu bastante, inicialmente devido às fortes preocupações com meio ambiente e reciclagem, e com o passar do tempo,