Trabalho
Pneumonia
Agente etiológico: Diplococcus pneumoniae.
Vetor: contaminação com a bactéria, que quando entra nos pulmões e o sistema imunitário do indivíduo encontra-se debilitado, provoca uma infecção ou uma inflamação nos pulmões.
Transmissão: Pela inalação dela, através da respiração; Pela entrada acidental de um grupo de bactérias vindas da boca; ou Através da circulação sanguínea. Neste caso, as bactérias presentes em outro local do corpo, passam para o sangue e este chega aos pulmões.
Sintomas: tosse seca que aos poucos vai piorando e o catarro vai aparecendo, febre e dor no peito.
Tratamento: é feito com a toma de antibióticos por 8 a 15 dias e com sessões de fisioterapia respiratória.
Profilaxia: A prevenção da pneumonia bacteriana é feita com o afastamento dos indivíduos contaminados, com o tratamento adequado de outras doenças e a vacina da gripe pode ser indicada.
Tuberculose
Agente etiológico: Mycobacterium tuberculosis
Vetor: A infecção pelo M. tuberculosis se inicia quando o bacilo atinge os alvéolos pulmonares e pode se espalhar para os nódulos linfáticos e daí, através da corrente sanguínea para tecidos mais distantes onde a doença pode se desenvolver: a parte superior dos pulmões, os rins, o cérebro e os ossos.
Transmissão: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.
Sintomas: febre, calafrios, suores noturnos, perda de peso e de apetite, cansaço fácil.
Tratamento: é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral.
Profilaxia: A imunização com vacina BCG dá entre 50% a 80% de resistência à