Trabalho
por Cristhiano Bergamaschi Mazega
O texto “A importância da língua portuguesa na área da administração”, escrito por Vera Lucia Bianchini Martins e Arruda Jucilene A. Monteiro é um trabalho de 17 páginas, publicado na revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), em maio de 2003, que visa abordar a importância da língua portuguesa nas mais diversas áreas de administração, como exemplo nas redações comerciais e na venda de imagem.
A obra, como o próprio título já revela, tem como principal objetivo evidenciar a importância e os benefícios de uma linguagem bem escrita, do correto uso da língua portuguesa, as influências que a correta utilização da língua acarreta, tanto positivas como negativas, salientando primeiramente a deficiência que os profissionais da área de administração têm em relação ao uso da mesma e comprovando por meio de pesquisa essa relevância.
Os autores do texto o dividem em tópicos, quatro precisamente, desenvolvidos de maneira lógica e objetiva, sendo eles: a Língua Portuguesa nos processos de recrutamento, seleção, admissão, treinamento e demissão; a Língua Portuguesa x Imagem x Qualidade Total; a importância da adequada abordagem nas redações comerciais e a linguagem como fator de venda de imagem.
De acordo com Vera Lucia Bianchini Martins e Jucilene Arruda Monteiro, a comunicação é extremamente importante dentro de uma empresa e todas as informações devem ser transmitidas com clareza e objetividade para não deixar dúvidas aos receptores. Como no processo de recrutamento de pessoas, onde a mensagem deve ser clara e atrair os candidatos mais desejáveis, sendo que para isso o anunciante deve mostrar domínio do vocabulário, evitando incoerências na mensagem. Ainda na forma como o anunciante veicula a mensagem, pode influenciar na procura dos candidatos, se a mensagem não estiver