Trabalho
É uma inflamação no fígado causada por cinco tipos de vírus A, B, C, D e E-, mas os sintomas os sintomas são parecidos : icterícia( pele e olhos amarelados)febre , náuseas , vômitos, falta de apetite, etc. os vírus tipo A e E são transmitidos por agua e alimentos contaminados; o B, principalmente por sangue e derivados e através de relações sexuais. Para as hepatites A e B já existem vacinas. A hepatite C é transmitida principalmente por contato com sangue e derivados contaminados e a hepatite D, por sangue derivados contaminados e por relações sexuais.
CONTÁGIO
O Vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo. A transmissão por via sexual é pouco frequente e o vírus não se propaga no convívio social ou na partilha de louça e outros objetos. Apesar do vírus já ter sido detectado na saliva, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca. O risco de uma mãe infectar o filho durante a gravidez ronda os seis por cento, contudo, ainda não se sabe se a infecção ocorre durante a gravidez ou no período per-parto. A maior parte dos médicos considera a amamentação segura, já que, em teoria, o vírus só poderia ser transmitido se juntassem duas situações: a existência de feridas nos mamilos da mãe e de cortes na boca da criança. Em cerca de um terço dos casos não é possível determinar a origem do contágio.
Hepatite A e E: esta doença transmite-se, geralmente, através da ingestão de alimentos ou de água contaminados por matérias fecais contendo o vírus. O marisco, por exemplo, pode representar um perigo se a sua proveniência for um viveiro contaminado por água de esgotos, pois, as ostras, os mexilhões e as amêijoas concentram o vírus existente no seu habitat, transmitindo assim esta hepatite. As frutas, os vegetais e as saladas, ou outros alimentos que estejam crus, se manipulados por uma pessoa infectada ou