Trabalho
PESQUISA
Esplanada
2013
LUANA DOS SANTOS
PESQUISA
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade do Estado da Bahia para a Disciplina Seminário Temático II na LFE.
Esplanada
2013
Como diagnosticar a relação de compromisso existente entre os indivíduos e a organização? Avaliar é apreciar, estimar fazer idéia de, ajuizar, criticar ou julgar. Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. O maior objetivo da avaliação de desempenho é servir como uma ferramenta real de análise do desempenho profissional de cada profissional. O mais importante, durante o processo, é como ela será aplicada e como os resultados obtidos serão otimizados pela organização. Segundo Chiavenato (1983, p. 191), "toda avaliação é um processo para estimular ou julgar o valor, a excelência, as qualidades ou o status de alguma pessoa".
Chiavenato (1981) afirma ainda que através da avaliação possam ser observadas e avaliadas competências como: visão estratégica, planejamento, organização, responsabilidade, acompanhamento, liderança, delegação, tomada de decisão, solução de problemas, iniciativa, proatividade, criatividade e inovação, orientação a resultados, autodesenvolvimento, administração de conflitos, capacidade de negociação, flexibilidade e adaptação a mudanças, competências interpessoal e trabalho em equipe.
Araújo (2006) ressalta que todas as organizações necessitam de sistemáticas de avaliação capazes de acompanhar o crescimento das pessoas que nela exercem suas atribuições e, ao mesmo tempo, fazer uma ligação com os propósitos maiores não só das unidades a que as pessoas estejam vinculadas, mas também com os propósitos da organização como um todo.
Para Hipólito e Reis (2002), a avaliação de desempenho funcional configura-se em um sistema de gestão do desempenho, pois tem por objetivo a melhoria global do desempenho