Estresse no trabalho
É um estado físico causado pelo excesso de adrenalina circulante no organismo. O estresse pode ser entendido como uma resposta do organismo a situações de muito cansaço ou pressão exagerada. É uma sensação que o faz se sentir frustrado, irritado, e nervoso. Como consequência, pode desencadear problemas de saúde, emocionais e interpessoais, principalmente o isolamento social, devido à irritação e falta de paciência com as pessoas . O Estresse também pode acarretar queda de produtividade, desmotivação, falta de concentração e infelicidade na esfera pessoal, gerando altos custos para a pessoa e para a empresa. A pressa, o trânsito, a falta de tempo, o excesso de trabalho, geram um constante "estado de alerta", que é a origem do estresse.
O estresse corresponde a uma relação entre o individuo e o meio. Tratando-se ,portanto, de uma agressão e uma reação,de uma interação entre agressão e a resposta , como propôs o médico canadense Has Selye , o criador da moderna conceituação de estresse
Os sintomas do estresse podem ser físicos ou psicológicos e não afetam as pessoas da mesma maneira, muitas sentem sintomas como, dores nas costas, na cabeça, tenção muscular, dificuldade para dormir, dificuldades de concentração e perda de controle com facilidade.
Ansiedade. Baixa imunidade. Pouca disposição. Depressão. Insônia. Dor de cabeça constante. Ganho ou perda de peso excessiva. Ritmo cardíaco acelerado. Respiração acelerada. Necessidade frequente de urinar. Gastrite. Diarreia.
Emoções a flor da pele Acne Rugas Vitiligo Psoríase Dermatite Atópica Dermatite Seborreica
O ambiente físico compromete a qualidade do exercício da função de uma pessoa. Mobília, iluminação, ventilação, distribuição de espaços, materiais e maquinário utilizados, limpeza... todos são fatores percebidos cognitivamente. Um ambiente escuro, fechado, com falta de