Trabalho
Também conhecida cientificamente por, Hanseníase, Morfeia, Mal de Hansen ou Mal de Lázaro a lepra é uma doença infecciosa causada por uma bactéria conhecida por Bacilo Mycobacteruim Leprae ou por Bacilo-de-Hansen, afetando os nervos e a pele causando danos severos. O nome Hansen vem devido ao descobridor do microrganismo transmissor da doença chamado de Gerhard Hansen, que veio introduzido ao Brasil como Hanseníase por um professor titular da Universidade Federal de São Paulo, Abrahão Rotberg. A lepra é também conhecida por ser a doença mais antiga do mundo, pois afeta a humanidade há pelo menos 4000 anos, tendo seus primeiros registros no Egito.
Ela é um doença endêmica ou seja é especifica de uma região, em certos países tropicais particularmente na Asia. O brasil tem em media um caso por cada mil habitantes, por ter um clima favorável para o desenvolvimento da bactéria.
A lepra é uma doença contagiosa A lepra é uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Demora de 2 a 5 anos, em geral, para aparecerem os primeiros sintomas. O portador de hanseníase apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo. Pode causar incapacidade ou deformidades quando não tratada ou tratada tardiamente, mais tem cura. Seu tratamento é fornecido por sistemas públicos de saúde como o SUS.
Epidemia A lepra ataca hoje em dia ainda mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. Há 700.000 casos novos por ano no mundo. No entanto em países desenvolvidos é quase inexistente, por exemplo a França conta com apenas 250 casos declarados. Em 2000, 738.284 novos casos foram identificados enquanto em 2009 haviam 640.000 a Organização Mundial de Saúde, referencia 91 países afetados: a Índia, a Birmânia o Nepal totalizam 70% dos casos em 2000. Em 2002,