Trabalho
O objetivo do presente artigo é apresentar conceitos teóricos e técnicos relacionados à
Tecnologia de Identificação por Radio frequência (Radio-Frequency Identificativo – RFID) e analisar a sua aplicação na logística. Os casos reais representam uma pequena amostra do que vem sendo feito no Brasil relacionado à aplicação da RFID e suas informações foram coletadas por meio de fontes de dados primárias. Palavras chave: Logística, Cadeia de Suprimentos, Tecnologia de Identificação por Radio frequencies, Radio-Frequency Identification – RFID.
Introdução
A importância de temas ligados à logística e à gestão da cadeia de suprimentos tem crescido muito recentemente, sendo hoje elementos chaves na estratégia competitiva das empresas.
Neste contexto, o controle e a gestão da cadeia de suprimento é um objetivo perseguido pelas empresas. A evolução da tecnologia de informação junto com a redução de seus custos tem sido fundamental para o alcance deste objetivo. O código de barras é uma solução tecnológica viável para o controle parcial de uma cadeia de suprimentos, mas hoje, devido a limitações de sua aplicação, as empresas vêm buscando conhecer e implementar a Tecnologia de
Identificação por Radiofrequência (Radio-Frequency Identificativo – RFID). O objetivo do presente artigo é apresentar os principais conceitos teóricos relacionados à RFID e analisar a sua aplicação na logística.
Desta forma, o artigo tem início com uma fundamentação teórica baseada na literatura. Em seguida é abordada a aplicação da RFID na logística e são apresentados três casos. O primeiro caso é hipotético e os outros dois são reais e representam uma pequena amostra do que vem sendo feito no Brasil relacionado à aplicação desta tecnologia. Os casos reais foram obtidos com o auxílio de fontes de dados primárias coletadas em visitas de campo, observações diretas e entrevistas semiestruturadas junto aos gerentes das empresas envolvidas.
Desenvolvimento
A tecnologia de RFID