Trabalho
São concavidades nas quais as pontas de umeixo se apóiam. Por exemplo, na figura seguinte, as duas concavidades existentesnos blocos onde as pontas de um eixo se apóiam são mancais de deslizamento.
Mancais de rolamento
São aqueles que compor-tam esferas ou rolos nos quais o eixo se apóia. Quandoo eixo gira, as esferas ou rolos também giram confinadosdentro do mancal. Por exemplo, se colocarmos esferasou rolos inseridos entre um eixo e um bloco, conformefigura ao lado, o eixo rolará sobre as esferas ou rolos.
Tipos de rolamento
Os tipos de rolamento construídos para suportar cargas atuando perpendi-cularmente ao eixo, tais como os rolamentos dos cubos de rodas, por exemplo,são chamados derolamentos radiais.rolamentos radiais.rolamentos radiais.rolamentos radiais.rolamentos radiais.Os rolamentos projetados para suportar cargas que atuam na direção do eixosão chamados derolamentos axiais.rolamentos axiais.rolamentos axiais.rolamentos axiais.rolamentos axiais.Um rolamento axial pode ser usado, por exemplo, para suportar o empuxoda hélice propulsora de um navio. Muitos tipos de rolamento radiais são capazesde suportar, também, cargas combinadas, isto é, cargas radiais e axiais
Rolamento é uma peça que garante a ligação móvel entre dois elementos de um mecanismo, permitindo entre eles a rotação. Tem por finalidade permitir a rotação sob carga, com precisão e com atrito mínimo. O Fundamento O conceito por trás de um rolamento é bastante simples: as coisas rodam melhor.
Mesmo que os rolamentos estejam operando sob condições normais, as superfícies das pistas e dos corpos rolantes são constantemente submetidos a repetidas compressões, as quais causam, com o tempo, descascamento destas superfícies.
Este descascamento é em razão da fadiga do material e eventualmente irá causar a quebra do rolamento. A efetiva vida de um rolamento é usualmente definida em termos do número total de revoluções que um rolamento pode efetuar antes que