Trabalho
Em uma historia fascinante, e com conceitos muito futurísticos,sendo um dos primeiros livros de liderança lançados o monge e o executivo se tornou praticamente uma bíblia para administradores de empresas e gerenciadores de organizações. Desdo prologo envolvente, escrito de uma forma bem didática e com uma linguagem simples, ajudando-nos a compreender os segredos de um bom líder.
A historia começa com o grande executivo e bem sucedido John Daily, casado, pai de casal de filhos e trabalhando em uma empresa importante e renomada, com tudo para ter uma vida perfeita passa por dificuldades no trabalho e na vida familiar, passando por uma crise existencial ele decide ,por muita insistência de sua esposa, passar um fim de semana em um Mosteiro cristão para tentar refletir sobre sua vida e sobre si mesmo.
Escolhendo excepcionalmente bem o cenário para se passar ensinamentos, o autor desenvolve toda sua historia e conceitos de liderança dentro desse mosteiro, ironicamente em um mosteiro todos tem o mesmo status, ninguém manda mais que ninguém, a não ser pelo líder escolhido por eles próprios, o qual deve dar sempre a palavra final, baseado em um relacionamento de respeito e confiança com os seus companheiros.
No capitulo 1 (As Definições), o autor, tendo como principal enfoco, descreve o que muitos não sabem: o verdadeiro significado de liderança, deixando bem claro que liderança não é a mesma coisa que poder. Preocupando-se com as definições de poder, autoridade e limites.
Em especial enfatizou que o líder se utiliza da autoridade para que as pessoas, independente de estarem ou não sobre seu comando ou subordinação, tem a obrigação de darem o melhor de si no que estão fazendo.
Na historia é ilustrado por Simeão a maior parte desses ensinamentos. ele desenvolve para o seu grupo de "alunos" suas experiencia e conhecimentos sobre liderança.
Ao exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e