Trabalho
Curso de auxiliar de linha de produção
Adriano, Andriele, Jhennifer, João Vitor, Liliane, Vanessa
Processo de
Fabricação
Quedas do Iguaçu, 25 de Maio de 2015.
Sumario
1. Produto
2. Processo de Fabricação
3. Qualidade do Produto
4. 5S
5. Manutenção autônoma
6. Segurança
7. PDCA
8. ferramentas
1. Produto
Forro
o fôrro é um subproduto das molduras, ele foi desenvolvido para reutilizar as madeiras que eram desclassificadas. Essas madeiras eram vendidas por um valor baixo, mas com a comercialização do forro essa madeira antes descartada, foi transformada em PMVA (Produto de maior valor agregado). O comércio do forro é praticamente todo voltado ao comércio nacional, sua produção é feita de acordo com o pedido do cliente e também conforme a madeira disponível para o processo. O forro pode também ser utilizado como divisória.
Especificações
Ter o menor índice de defeito possível;
Medidas devem ser exatas e precisas principalmente nos encaixes (macho femea);
Comprimentos variáveis conforme a madeira disponível;
Podem ser fabricadas com espécies diferentes de madeira (pinos, araucária);
Resistência nas emendas finas principalmente.
2. Processo de fabricação
Ocorrem dois processos na fabricação de um forro. No primeiro são utilizados blanks, estes passam pela fita de destopo para que sejam serrados de acordo com o tamanho exigido e então passam pelo processo de moldura e embalagem.
No segundo processo são utilizadas as madeiras desclassificadas, estas não passam pela fita de destopo, seguem diretamente para o processo de moldura e embalagem.
Nos dois casos a madeira passa por um processo chamando de fresagem, o mesmo é realizado pela fresadora moldureira, a madeira é colocada sobre uma esteira que a leva até a entrada da maquina e então a mesma é puxada por rolos para dentro da maquina. A moldureira é composta por um cabeçote fixo e cabeçotes móveis onde são colocadas peças chamadas de facas, estas são responsáveis por