Trabalho
A Ciência Moderna retirava o véu de fatos que até então eram mistérios protegidos pelos muros do sobrenatural e religioso.
A evolução das ciências permitiu ao homem trazer à realidade alguns de seus sonhos antigos, como voar, navegar em baixo d’água, chegar à lua, atenuar a fome e aumentar sua expectativa de vida, mas, para isso, grandes sacrifícios foram feitos. As idealizações eram constantemente rejeitadas e os pensadores eram na maioria das vezes punidos quando não sacrificados dentro de uma luta que relacionava conhecimento e poder político-econômico. Isso, entretanto, não obstaculizou o avanço científico nas mais variadas áreas, até mesmo em eventos em que a ciência se voltava contra o homem (bombas atômicas, armas químicas etc.).
O Método Científico permitiu grandes avanços sem os quais as conquistas e realizações da vida moderna seriam impensáveis, todavia, tal passo foi dado com sacrifícios que marcaram a história da humanidade, como bem retrata o filme.
Após superar o misticismo e o sobrenatural, derrubando o pensamento exclusivamente fundado na religião, a ciência atual se depara com outro grande desafio: os limites éticos de seu avanço – tenta-se cada vez mais manter as descobertas sem com isso qualificar o homem como objeto e a ciência como um fim em si mesmo. Como fazer isso?
Possivelmente olhando para a própria evolução da ciência e reconhecendo que ela pode trazer benesses ou tragédias, tudo depende de como e quem a