Trabalho
Introdução 2
Biografia de Akrham Khan 3
Biografia de Sidi Larbi Cherkaoui 5
Enquadramento Histórico, Politico e Sociocultural da Obra 6
Enquadramento da obra escolhida no percurso do criador 6
Obra 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Colocar + fotos e legendar
Explicar o sentido do titulo
Biografia de Akrham Khan
A relação da dança com a música, segundo Akram, é muito importante e refere ainda que se não se perceber a música não se entende a dança.
Akram Hossain Khan nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 29 de Julho de 1974, numa família descendente de Dhaka, Bangladesh. A sua primeira abordagem com a dança sucedeu-se aos sete anos com o kathak.
O kathak é uma dança indiana e uma das artes teatrais mais dinâmicas do mundo. A palavra deriva do termo katha que significa “a arte de contar histórias”. Na sua forma primitiva, o kathak era uma expressão de glorificação aos deuses hindus que, gradualmente, saiu para fora dos templos e inseriu-se nas cortes dos governantes, como fora de entretenimento. Só em 1800, o kathak afirma-se não só como forma de entretenimento mas como uma arte clássica.
A técnica é caracterizada pelo rápido trabalho de pés, rítmico e complexo, exponenciados com o auxílio dos “ghungroos”, instrumento típico constituído por um conjunto de sinos que são colocados em torno do tornezelo. Inclui inúmeras pirrouettes, executadas bastante rápido, que terminam em poses esculturais. A dança é acompanhada de instrumentos de percussão, como a tabla e pakhawaj. É comum o bailarino e os percussionistas entrarem em “diálogo”. Possui ainda uma parte interpretativa/ expressiva, gestos que, na sua maioria, são abstratos, podendo representar qualquer figura: de animais selvagens a figuras mitológicas hindus.
Akram desde cedo que teve ligação às artes, uma infância enriquecida de dança e teatro, e com dez anos participou numa produção do British Arts Council, "O Livro da Selva”. Ainda adolescente viajou pelo mundo pela produção de Peter Brook: