Trabalho
NOME: Filipe da silva Herzog
Aracruz, 05 de abril de 2013
Alimentos com aditivos e conservantes
Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal (por exemplo, no presunto) ou o vinagre (nos picles) entre outros.
.
Alimentos com aditivos emulsificantes
Se adicionarmos óleo e água, os dois líquidos nunca se vão misturar, a menos que seja adicionado um emulsionante. Os emulsionantes são moléculas com um lado hidrofílico (atrai a água) e outro hidrofóbico (repele a água), permitindo que óleo se disperse na água, criando uma emulsão estável e homogênea.
Alimentos com aditivos emulsificantes e estabilizantes
Emulsificantes
Quando compramos coisas industrializadas como ovo de páscoa, massa pronta de bolo, iorgutes e muitos outros alimentos contêm os emulsificantes em grande maioria desses produtos.
Estabilizantes
laticínios e produtos como tortas, bolos e pães, Fermento em pó, Sorvete, sobremesas instantâneas, Presunto enlatado, sopas, doces e Conservas.
Alimentos adoçantes e edulcorantes Adoçante é uma substância que adoça os alimentos assim como o açúcar, mas administrado em menores quantidades já que adoça mais que a sacarose. Também conhecido como edulcorante, o adoçante pode ser artificial, não contendo calorias, ou natural, contendo menor quantidade de calorias que o açúcar. Dentre os adoçantes artificiais temos os aspartames, a sacarina, o ciclamato, a sucralose e acessulfame-k.
Aspartames: É o tipo mais utilizado entre os adoçantes, tem capacidade de adoçar 200 vezes mais que a sacarose. Seu valor energético é de 4 calorias/gramas. Deve ser evitado por pessoas que sofrem de fenilcetonúria, pois contém fenilalanina em sua composição.
Sacarina: É o tipo mais antigo de adoçantes com capacidade de adoçar 500 vezes mais que a sacarose, porém