Trabalho
O álcool não é um carboidrato, uma proteína, ou uma gordura, as principais fontes de energia do corpo. Ao invés disso, o corpo o vê mais como uma toxina. Para o seu corpo, o álcool é um veneno que precisa ser metabolizado e removido do seu corpo o mais rápido possível para evitar que se acumule e destrua as células e órgãos.
Quando você bebe, o álcool passa muito rapidamente do seu estômago e intestinos para o seu corpo sem ser metabolizado. As enzimas no seu fígado fazem o trabalho de metabolização do álcool, mas esse processo demora muito. Seu fígado só pode metabolizar o álcool a uma velocidade, que não tem nenhuma relação com aquantidade que foi ingerida. Se você tomar álcool muito rápido ele não será metabolizado e permanecerá na corrente sangüínea para outras partes do seu corpo até que possa ser metabolizado. As células cerebrais são afetadas por esse excesso, impedindo que o cérebro funcione normalmente com a pessoa apresentando o quadro típico de embriaguez..
Ter comido ou não é um fator que pode influenciar na rapidez com que o álcool será absorvido no corpo. Uma vez que o álcool só pode ser processado a uma determinada taxa pelo seu fígado, diminuir o tempo de absorção (quão rápido o álcool aparece no seu sangue) pode ser benéfico. A rapidez com que seu estômago se esvazia no intestino é o que determina o tempo de absorção do álcool. Quanto maior a concentração de gordura da carne ingerida, mais devagar será o processo de esvaziamento do estômago e maior será o processo de absorção. Um estudo mostrou que as pessoas que bebem álcool depois de uma refeição que inclua gordura, proteína e carboidratos, absorvem o álcool aproximadamente três vezes mais devagar do que quando eles bebem a mesma quantidade de estômago vazio. Além da intoxicação que o álcool pode causar, o processo de metabolizar o álcool atrapalha outros processos que devem ser