Trabalho
Belém
2014
A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Diferentemente dos animais, o homem adapta a natureza às suas necessidades, garantindo a sua existência de forma natural. Ao invés de mudar e adaptar-se a natureza, ele transforma seu meio de acordo com seus interesses, essa transformação é feita através do trabalho. De acordo com o autor Saviani o trabalho é não é qualquer tipo de atividade e sim, uma ação intencional.
Sendo assim, o homem realiza dois tipos de trabalho, o primeiro seria o trabalho material, e tem como finalidade a produção e obtenção de bens materiais, de objetos palpáveis. Já o segundo, o trabalho não material, o qual se caracteriza pela obtenção do conhecimento científico, artes e ética sendo representado pela antecipação do trabalho material, onde há uma idealização da criação dos objetos materiais, havendo preocupação na organização e na formalização desta idealização, contribuindo para a formação de ideias e saberes, natureza e cultura.
No decorrer do processo da à produção não material, existe distinção em dois aspectos, a primeira quando o produto se separa de seu produtor, tendo um intervalo entre a produção e o consumo, como por exemplo a produção de um livro para o leitor final. E a segunda quando o produtor não se separa de sua produção, neste caso não ha o intervalo antes mencionado. É nesse caso que se encontra o aprendizado da educação, como por exemplo, a relação entre aluno e professor, onde o transmitir do saber ocorre de maneira simultânea, não ha um intervalo entre o produtor(professor), produto(saber) e o consumidor(aluno).
A educação sendo um bem não material, não esta isolada somente no que diz respeito a escola, mas sim qualquer tipo de aprendizado, valores, idéias, algo exterior ao homem. Entretanto a escola se apresenta a sistematização deste conhecimento.
Saviani apresenta o conceito de “clássico”, tornando-o como essencial neste ensino sistematizado,