Ser ou n o Ser
A sociedade vive em constante processo de evolução e modernização em relação as suas praticas sociais, política e culturais. Um dos grandes fatores que provam isso foi a implantação de um sistema industrial e opressor da burguesia capitalista sobre a classe operária nas primeiras décadas do século XX. Será possível viver bem mesmo nas adversidades do sistema ?
O ser humano por muitas vezes é comparado a animais e no filme Tempos Modernos onde faz uma dura critica social e ao capitalismo por conta da desigualdade social e condições de trabalho, vemos em sua primeira cena, ovelhas no campo sendo induzidas e caminhando em uma direção proposta por alguém; a mesma se refere a seres não " pensantes " capazes de retribuir financeiramente, e que sua maioria saíram do campo e foram para cidade, como mostra na cena seguinte onde tem um agrupamento de pessoas por conta da urbanização que um fenômeno de infraestrutura que causa lotação nas árias urbanas.
O Fordismo e Taylorismo adotam medidas que o trabalhador é submetido a condições de trabalho exaustivo e exposto a maquinas que privam seus horários, sua alimentação e até o conhecimento e raciocínio. Karl Max explica com " A teoria da exploração Sistemática " que o salário é insignificante perante riqueza gerada e que as atividades subdivididas tirava a noção do quanto valia a resultante de todo aquele trabalho. Charlie Chaplin mostra em uma cena clássica como o homem foi literalmente " engolido " pelas maquinas e se tornado uma mera extensão das mesmas e na outra a incapacidade de raciocínio, pois precisava fazer uma tarefa simples; achar um pedaço de madeira igual ao outro e não conseguiu. Isso por que em seu trabalho anterior executava tarefas fáceis e repetitivas sem nenhum estimulo ou descanso mental.
Por fim, existe outros fatores que influenciam e devem ser abordados. Desde muito antes da revolução industrial até o mundo contemporâneo, com a racionalização do comercio, tem sido praticado de forma