Trabalho
1-Identificação:
Escola Estadual Braz Sinigáglia , Batayporã , Mato Grosso do Sul
Série: 1º A e B Ensino Médio Números de alunos:65
Professores envolvidos: Leandra Vançan
PSTE: Maria de Lourdes
2-Delimitação do tema:
Diante da dificuldade vivenciada ao trabalhar a pré-história no ensino Médio no ano anterior devido à escassez de material didático disponível propomos para essas turmas de 2011 produzir o próprio material utilizando as tecnologias disponíveis em nossa escola.
3-Justificativa:
A pré-história sempre foi um tema muito atraente e instigante para nós, pois sempre nos deparamos com a seguinte questão: Qual é nossa origem? Isso nos leva a refletir sobre o surgimento do homem na Terra, a evolução da humanidade. Para encontramos essas resposta é de extrema importância conhecer as hipóteses evolucionistas e também criacionistas, conceber o conceito pré-história e suas diferenças da história, para que de fato podemos compreender a evolução humana.
Em relação ao Brasil aprendemos desde cedo que a História do Brasil começou com a chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral a 22 de abril de 1500. Porém aqui já existiam habitantes bem antes dos portugueses e dos índios espalhadas por várias regiões.
Conhecer um passado tão remoto é algo que nos instiga, principalmente tratando do nosso passado, sejam os primeiros povos que habitaram o Brasil antes, muito antes de ser “BRASIL”. Quando se fala em Pré-história percebe-se o interesse por parte dos discentes em conhecer, para poder imaginar como seria um dia na vida de um Homem pré-histórico.
Entretanto nos deparamos com certa carência nos livros didáticos de textos que abordam o assunto principalmente no Ensino Médio, pois geralmente valorizam mais a Pré-História geral, ou iniciam os estudos a partir das primeiras civilizações do Crescente Fértil (