A revolução dos bichos
Com um terço da frota de automóveis do pais, São Paulo é o estado onde mais carros e motos são furtados e roubados, mais é no Por de Janeiro que o dono de um veiculo corre mais riscos de perder seu bem – São Paulo vem logo a seguir.
Os dados são de pesquisa da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), com base em informações do Detran (Departamento Nacional do transito ).
Quase a metade (93.347) dos 191.347 roubos e furtos de veículos entre janeiro e junho 2012 ocorreu em São Paulo.
Apesar de liderar a estatística negativa dos roubos e furtos de automóveis, São Paulo e Rio de Janeiro ficam entre os 10 piores no ranking estadual de recuperação de veículos. O estado do Mato Grosso do sul tem o melhor desempenho do pais encontrando 69,3 % dos veículos roubados e furtados, seguido do distrito Federal e do Rio Grande do Sul, que recuperam dois terços automóveis. E no Rio que é maior de chance de ter um automóvel roubado. Em seguida, vem São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Em todos os meses do primeiro semestre de 2010,caíram nacionalmente os roubos e furtos. A maior queda foi em janeiro, quando ouve redução de 11%. A média de diminuição no período foi de 6,74%. Lista dos veículos mais furtados e roubados do Brasil tem um campeão inquestionável: o Volkswagen, gol. Em números absolutos – ou seja, que não leva em conta a qualidade de carros em circulação – há duas vezes mais ocorrências que envolvem o popular da VW do que o segundo colocado, o Fiat uno/mille. No entanto, oque mais chama a atenção na relação elaborada pela confederação nacional das empresas de seguros gerais (CNseg), com base de dados do departamento nacional de trânsito (Detran), é a presença de dois “aposentados” no top dez: o chervolet Monza(7) e o Volkswagen fusca (8).
O numero de carros roubados no Brasil é alto, sobretudo nas grandes capitais brasileiras como São Paulo Cada região da