Trabalho
Redes de segurança na construção civil
Introdução:
Este trabalho é realizado no âmbito de Higiene Segurança e Saúde no Trabalho, para dar a conhecer e entender melhor os processos e equipamentos utilizados para a proteção e segurança em obras civis.
Neste trabalho desenvolvo o processo e utilização das redes de segurança, um dos equipamentos de proteção coletiva, utilizados essencialmente em projetos em altura, prevenindo as quedas de trabalhadores e materiais.
Espero que seja benéfico para adquirir competências neste assunto, tal como informativo e compreensivo.
Equipamentos de proteção coletiva:
Estes constituem a obrigação do empregador dar prioridade à proteção coletiva em relação às medidas de proteção individual. Esta proteção pode ser realizada através de equipamentos e dispositivos escolhidos e implantados de forma a garantir aos trabalhadores uma proteção eficaz contra os riscos de acidente ou de agressão à saúde estas devem reunir:
Propriedades intrínsecas de resistência e solidez capazes de resistir às agressões do trabalho em obra;
Obedecer a processos de montagem e implantação que garantam a sua estabilidade;
Ter garantido a sua permanência em boas condições no espaço e no tempo, visando a necessária proteção dos trabalhadores que desenvolvem a atividade na respetiva frente;
Respeitar os requisitos de conformidade com as disposições legais específicas sobre conceção, fabrico e comercialização
Ter garantida a compatibilidade técnica dos seus componentes e respeitado o conjunto de indicações do fabricante sobre a sua montagem, utilização e manutenção.
Contra quedas em altura têm por objetivo evitar as quedas a nível diferente de pessoas que trabalham em operações ocasionais e de curta duração, para as que circulam em locais elevados, nos acessos, na proximidade de taludes ou negativos existentes nos pisos. Estes equipamentos limitam a queda. Os guarda-corpos e as redes de proteção estão indicados