Trabalho
Introdução
Os alimentos têm vários tipos de nutrientes. Esse trabalho vai citar os alimentos mais comuns do nosso dia a dia e seus nutrientes, mas para um melhor entendimento, é preciso destacar alguns aspectos sobre os nutrientes necessários à nossa saúde.
1°-Proteína:
Proteína é um termo geral para toda uma classe de moléculas construídas a partir de unidades menores e ricas em nitrogênio, conhecidas como aminoácidos. Os aminoácidos se ligam para formar todas as proteínas e complexos proteicos em nosso corpo.
2°-Lipídios
A gordura é um tipo de lipídio. Alguns alimentos ricos neste composto são: manteiga, margarina, frituras, doces, biscoitos recheados, carnes gordas, queijo amarelo, leite integral, requeijão, embutidos.
Nem tudo que ingerimos terá um efeito positivo em nossa saúde, como por exemplo, a gordura trans. A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. É importante levar em consideração que os alimentos crocantes são os que mais contêm gordura trans, e evitar o consumo de carne com gordura visível é um cuidado simples e muito benéfico.
Após uma refeição rica em lipídios, o sangue fica com um aspecto leitoso. O excesso de alimentos adiposos pode resultar em doenças cardiovasculares. Porém, a ausência destes no nosso corpo pode resultar em raquitismo. Por isso, é necessário que haja um equilíbrio.
3°-Micronutrientes - vitaminas e sais minerais As vitaminas e os sais minerais são geralmente chamados de “micronutrientes”, pois são necessários no organismo em quantidades extremamente pequenas. É por isso que muitas pessoas conseguem suprir suas necessidades diárias de vitaminas e sais minerais com um comprimido. Se comparada à quantidade de proteína que você precisa todo dia - se for um adulto de tamanho normal-, esse