Trabalho
•
•
•
•
Atualmente, ocorre o aumento da economia informal – aumento do subemprego e queda da produtividade e da remuneração recebida pelos trabalhados
Karl Marx
◦
o trabalho é central para o entendimento da sociedade e dos indivíduos.
◦
é o responsável pelo desenvolvimento humano, o que nos difere dos animais. Enquanto a concretização de nossa capacidade criativa, o trabalho abre o caminho para a plena realização dos seres vivos.
◦
porém, ao longo da trajetória das sociedades, o potencial foi reduzido, principalmente durante o capitalismo, que foi o auge da trajetória. As possibilidades de atividades criadoras foram degradadas pelo sistema, em que a maioria vende a sua força de trabalho a fim de sobreviver enquanto a minoria vive da exploração da maioria. As desigualdades econômicas e sociais são legitimadas e garantidas diante desse modelo.
◦
a divisão do trabalho na sociedade separa os que pensam – trabalho intelectual – dos que executam – trabalho manual. O ator deixa de projetar o que realizará.
◦
o trabalhador, por não possuir os meios de produção, não podem definir como, quanto, o que e o destino do que produz. Os donos dos meios de produção, ou seja, os burgueses e capitalistas, terão posse do produto final.
A questão é que o trabalhador produz sempre muito mais do que aquilo que recebe como remuneração e ele deixa de desenvolver a sua potencialidade. ◦ como alternativa, Marx defendia que os trabalhadores deveriam se organizar em classes e lutar contra o capitalismo para restabelecer o cenário ideal para os trabalhadores. Eles iriam dispor dos meios de produção para dar fim à exploração e restaurar as possibilidades do trabalho como elemento de criação e desenvolvimento humano.
Émile Durkheim
◦
o principal efeito do trabalho e da divisão social não é uma questão puramente econômica. Tem uma forte relação com a geração de solidariedade entre os homens, em prol da coesão e do vínculo social.
◦
o aumento da densidade populacional na sociedade