trabalho
CASO 01 – PASTILHAS
Definição do problema
A BB alimentos pretende lançar no Brasil uma pastilha com sabor inédito neste mercado: o sabor violeta. O produto é posicionado para mulheres, e seu preço é premium na categoria.
Há a necessidade de uma pesquisa que identifica a opinião do público-alvo sobre o produto, fornecendo informações sobre as características da pastilha que agradam e desagradam, possibilitando a adequação do sabor conforme os resultados do estudo.
Objetivo Primário: O objetivo da pesquisa é avaliar a aceitação de uma pastilha com sabor inédito de violeta.
Objetivo Secundário: Degustação, sabor, quais as marcas que consomem com maior freqüência, quais as preferências com relação aos sabores preferidos, idade, classificação sócio-econômica.
Indicação do Público-Alvo: Jovens, (Homens e Mulheres) 15 a 25 anos, classes A, B e C, consumidores de pastilhas pelo menos uma vez por semana.
Abrangência Territorial: A pesquisa será realizada na cidade de Catalão/Goiás.
Metodologia:
O grupo propõe a realização de uma pesquisa quantitativa, a partir de entrevistas pessoais, mediante a aplicação de um questionário estruturado, com cerca de 25 perguntas.
Procedimentos dos trabalhos de campo:
Os testes de degustação das pastilhas e a aplicação do questionário serão realizados principalmente em colégios de ensino fundamental e médio. Serão utilizadas 20 pontos (stands) distribuídos por todas as regiões da cidade Catalão/Goiás.
Para neutralizar eventual sabor residual, será utilizado café antes da degustação do produto testado.
Amostragem
A amostragem será probabilística e representativa da cidade de Catalão, com cotas por idade.
Será adotado o procedimento de arrolamento para identificar a proporção de homens e mulheres de 15 a 25 anos que consomem pastilhas uma vez por semana.
Estes dados serão usados para a ponderação dos resultados.
CASO 02 – CONSUMO DE EMBALAGENS ONE-WAY
Definição do problema
Um