Trabalho
Contexto 1 – Este contexto é baseado na premissa de que se tem uma clara definição das necessidades do cliente e usuários da solução. Ou seja, foi estabelecido com base em uma clara e completa documentação dos objetivos do projeto, dos requisitos que a solução deverá atender, da especificação das funcionalidades que fundamentam estes requisitos, e as particularidades e características detalhadas de cada funcionalidade a ser desenvolvida. O planejamento do projeto é desenvolvido a partir dessas definições. O software será entregue e receberá o aceite do cliente após passar por um processo de homologação no ambiente do cliente.
Modelo de processo: Prototipação.
Fases:
Projeto;
Implementação;
Testes;
Protótipo (Versão);
Motivo:
Contexto 2 – No contexto deste projeto temos a necessidade de agregar valor ao negócio antes do ciclo de vida de desenvolvimento do software encerrar. Para isso, é necessário elaborar um plano das entregas de cada versão do sistema de software a ser desenvolvido, em conformidade com as necessidades do cliente. Já existe uma sinergia grande na equipe de desenvolvimento e boa colaboração e comunicação com o cliente. No contexto desse projeto, não há conhecimento completo das necessidades que serão atendidas com a solução e também existe um alto grau de incerteza relacionado ao produto final de software. Portanto, as funcionalidades são conhecidas e são construídas na solução, mas o detalhamento (as características) não foi completamente mapeado e descrito no início do ciclo de vida do desenvolvimento de software.
Modelo de processo: Espiral
Fases:
Planejamento (Plan);
Implementação (Do);
Verificação (Check);
Aceite (Accept);
Motivo:
Para cada um dos contextos apresentados, selecione o modelo de processo de software mais adequado, descreva as suas fases e justifique o motivo da escolha baseado nas características do processo versus as características do contexto.