Trabalho
[pic] Ênfase nas tarefas
Americano de família rica interrompeu bruscamente seus estudos em Harvard e começou a trabalhar como aprendiz em uma fábrica. Quatro anos depois ingressou na Midvale Steel Co. Torna-se o primeiro engenheiro a ser consultor empresarial, atendendo ao industrial Henry Ford.
Obcecado por regras, tanto que quando participava de um baile fazia uma lista das moças atraentes e das não atraentes, para repartir seu tempo igualitariamente entre elas.
É o Pai da Administração Científica, pois desenvolveu estudos do tempo e dos movimentos: Princípios e técnicas criadas por meio dos estudos dos trabalhadores que procurava aumentar a eficiência do trabalhador com a da racionalização do trabalho.
Em 1903, Taylor apresentou à Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos o estudo Shop Management com Quatro Princípios:
1o) O objetivo da boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos de produção.
2o) Para esse objetivo, a administração deve aplicar métodos de pesquisas para determinar a melhor maneira de executar tarefas.
3o) Os empregados devem ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas sejam compatíveis.
4o) Sempre deve haver uma atmosfera íntima, cordial e de cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável à aplicação dos princípios.
No livro Princípios da Administração Científica (1911), Taylor apresentou a diferença entre a filosofia (conjunto de princípios) e as técnicas (mecanismos) da administração científica.
As técnicas e os mecanismos são:
⎫ Estudos de tempos e movimentos
⎫ Padronização de ferramentas e instrumentos
⎫ Padronização de movimentos
⎫ Sistemas de pagamento de acordo com o desempenho.
Os objetivos da Administração Científica:
⎫ Máxima prosperidade para o patrão
⎫ Máxima prosperidade para empregado
⎫ Garantir a execução dos objetivos ⇒ com a máxima produção