Trabalho
A Terceira Revolução Industrial teve início em meados da década de 1940, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, vindo até os dias de hoje. Este processo teve a liderança dos Estados Unidos da América, que se tornou a grande potência econômica deste período. Tem como principal característica o uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial. teve papel fundamental nos avanços da comunicação. O desenvolvimento da internet, por exemplo, revolucionou os conceitos de tempo e espaço geográfico ao diminuir as barreiras físicas da comunicação e dos negócios internacionais.
É o processo de informatização dos meios de produção e das tecnologias industriais. Quando estamos falando das revoluções industriais que marcaram o período de formação e consolidação do capitalismo em âmbito mundial, não podemos levar o conceito de revolução no sentido de “ruptura imediata” que o nome possa nos sugerir. Trata-se, na verdade, de um processo relativamente longo e gradativo, que vai ocorrendo aos poucos, com o passar dos anos. Assim, considerando que a III Revolução Industrial é a mais recente dinâmica de transformação dos sistemas produtivos, podemos dizer que ela ainda está sendo vivenciada nos dias atuais. Cada novo aparelho tecnológico descoberto e lançado no mercado é, dessa forma, um novo capítulo dentro desse episódio histórico.
A Revolução técnico-científico e informacional do século XX também é chamada de Terceira Revolução Industrial.
Essa revolução foi marcada por uma série de descobertas e avanços tecnológicos, como o desenvolvimento da informática, da química-fina, da biotecnologia, da pesquisa espacial a robótica, a genética, entre outros importantes avanços. A Revolução Técnico-Científica também foi responsável pela total integração entre a ciência, a tecnologia e a produção. Hoje, as descobertas científicas encontram-se, em grande parte, voltadas para o mercado. Quando uma inovação é realizada, especula-se como aquilo poderá