ED Economia Neg cios 2
ESTUDOS DISCIPLINARES (ECONOMIA E NEGÓCIOS) CÓDIGO:
Campus:
Data: / /
Nome:
RA:
Turma:
1) O capitalismo, como sistema econômico, político e social dominante surgiu muito lentamente, em um período de vários séculos, primeiro na Europa Ocidental e, depois, em grande parte do mundo. Sobre esse capitalismo nascente escreveram os primeiros teóricos da Economia, conhecidos como liberais clássicos. Dentre os fundamentos para as propostas dos liberais clássicos, está a crença de que:
A. Cada ser humano tem seu comportamento determinados pelas instituições e relações sociais.
B. O trabalho dignifica o Homem, e, portanto, todos buscam trabalhar, o que aumenta a produção.
C. Cada ser humano busca equilíbrio entre sua razão e seus sentimentos, nas decisões de sua própria vida.
D. Cada ser humano está essencialmente interessado em seu próprio bem-estar, e suas ações para obtê-lo levam ao surgimento de condições que favorecem o bem-estar coletivo.
E. Cada ser humano deve se submeter ao interesse da coletividade, que é interpretado pelo Estado.
Justificativa
a alternativa D é a que corresponde ao enunciado. O auto-interesse, o egoísmo que move o homem para as trocas, faz com que cada indivíduo, de forma isolada, busque o melhor para si e, assim, o melhor para a coletividade será uma decorrência. Isto faz parte dos fundamentos da escola clássica, notadamente de Adam Smith.
2) Observe a seguinte definição de bens econômicos e bens livres: “Tudo aquilo que tem utilidade, com ou sem valor econômico. O ar, por exemplo, é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico, porque é escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os bens econômicos se dividem em cinco grupos principais. São eles: bens de capital ou de produção (máquinas e equipamentos); bens de consumo (brinquedos, um par de sapatos – aqueles que podem ser comprados pelas pessoas depois de um processo de produção ou