Trabalho
TEMA:
COMPONENTES: Suedmar Guedes de Queiroz
RIO DE JANEIRO, 18 DE MAIO 2015
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
O Unix foi criado por Ken Thompson nos EUA, em 1965. Ele criou este sistema para ser multitarefa e compartilhado (vários usuários compartilhando os recursos de um único computador). O Unix era arrojado para a época.
Anos mais tarde, em 1985, Andrew Tannenbaum desenvolveu um sistema de exploração mínimo baseado no Unix para ensinar programação a seus alunos. Ele o chamou de Minix. O Minix é uma versão do Unix, porém, gratuita e com o código fonte disponível. Isso significa que qualquer programador experiente pode fazer alterações nele. Ele foi criado originalmente para uso educacional, para quem quisesse estudar o Unix "em casa". No entanto, vale citar que ele foi escrito do “zero” e apesar de ser uma versão do Unix, não contém nenhum código da AT&T e por isso pode ser distribuído gratuitamente.
Em 1991, Linus Torvalds estudante finlandês, decidiu desenvolver um sistema operacional que fosse mais poderoso que o Minix. Então surgiu o Linux, um sistema operacional livre, parecido com o Unix, porém feito de forma diferente. Torvalds nunca teve intenção de ganhar dinheiro, pois a criação era para seu uso pessoal.
Para divulgar sua ideia, ele enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet (uma espécie de antecessor da Internet). A mensagem pode ser vista no final deste artigo. No mesmo ano, ele disponibilizou a versão do kernel (núcleo dos sistemas operacionais) 0.02 e continuou trabalhando até que em 1994 disponibilizou a versão 1.0. Até o momento em que este artigo estava sendo escrito, a versão atual era a 2.6.
No início era um sistema um pouco complexo e utilizado apenas por programadores ou por quem tinha conhecimentos na área, pois se usava linhas de comando. Hoje isso mudou. Desde seu lançamento, muitos programadores têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. Linux não é totalmente um sistema