Trabalho
É um processo inflamatório, uma resposta dos organismos vivos homeotérmicos e uma agressão sofrida. Entende-se como qualquer processo capaz de causar lesão celular ou tecidual, esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos e é medida por diversas substancias produzidas pelas células do sistema imunitário que se encontram eventualmente nas proximidades da lesão, e também chamada de processo inflamatório. É uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão do tecido com o objetivo de destruir os agentes agressores. Ela faz parte do sistema imunológico e tem como principais características o aumento da temperatura no local ou geral, inchaço, dor e em alguns casos, perda de função.
Sintomas da Inflamação
O tecido inflamatório apresenta os sintomas típicos da inflamação que são: * Calor * Rubor (cor avermelhada) * Tumor (ferida) * Dor
Ela é subdividida em diferentes fases: 1. Alteração do calibre e fluxo vascular; que gera calor e vermelhidão. 2. Permeabilidade vascular aumentada; que gera o inchaço. 3. Migração dos leucócitos; combate das células de defesa. 4. Quimiotaxia e fagocitose; combate aos agressores que pode levar à cura ou gerar uma inflamação crônica do caso.
Infecção e Inflamação
Infecção:
É a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha.
Em uma infecção o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para se multiplicar (com evidentes prejuízos para o hospedeiro). O organismo infectante, ou patógeno, interfere na fisiologia normal do hospedeiro e pode levar a diversas consequências.
A resposta do hospedeiro é a inflamação.
A barreira mais importante contra os germes é a pele, a capa superficial da pele é formada por células mortas com grande quantidade de queratina, a mesma substancia que forma as unhas. Esta faz com que a pele seja impermeável e com secreção gordurosa e o suor evita que os micróbios penetrem no